15 axés que você com certeza dançou até o chão nos anos 90


O hit podia ser romântico ou podia ser ~safadinho~, mas o importante é que ele tivesse muito batuque para colocarmos em ação a coreografia que aprendíamos na aula de axé

1- “O Canto da Cidade” - Daniela Mercury - A gente tem que começar pelo começo e nada melhor do que a rainha do axé cantando esta música, um tributo a Salvador, que até hoje a gente grita entoa a plenos pulmões no fim da festa de casamento. (Ouça)


2- “Milla” - Netinho - Pura romantismo nesta entradinha com piano, mas aí o tecladinho fala mais alto e começa de fato este axé maravilhoso, este axé inocente. Até hoje a gente não sabe se é “ilha do sol” ou “ilha do som”. (Ouça)

3- “Bom Demais” - Ara Ketu - Hit que embalou festas em porto seguro, mais lentinho? Sim, mas já rendia umas sambadinhas e uma coreô aprendida na aula de hidroginástica. (Ouça)

4- “Beija-Flor” - Timbalada - Quem nunca quis sair de casa com o corpo pintado de tinta branca tipo a galera do Timbalada? Era só aquela batucada começar que a gente já arrepiava e queria dançar sem camisa. (Ouça)

5- “Requebra” - Olodum - Se até o rei Michael Jackson se rendeu ao remelexo do grupo baiano, por que nós, meros mortais, não nos renderíamos? (Ouça)

6- “Cara Caramba Seu Camaleão” - Chiclete com Banana - Um dos primeiros hits desta banda que até hoje mantém a folia em Salvador. Cante o refrão e a gente duvida você tirá-lo da cabeça dos próximos minutos. (Ouça)

7- “Manivela” - Asa de Águia - Começava e o bailinho já explodia em coreografias com os bracinhos levantados. Aí se o DJ fosse bom mesmo ele já emendava na “Dança do Vampiro”. (Ouça)

8- “Pequena Eva” - Banda Eva - Lembra dessa época que axé era, acima de tudo, um lance romântico, um lance sobre amor? (Ouça)

9- “Prefixo de Verão” - Banda Mel - Aquela música que começa com “AE AE AE AE E E E E OOOoooOOOOooOOO”, sabe? Claro que você tá ligado... (Ouça)

10- “O Pinto” - Raça Pura - Mas aí o romance ficou de lado e começaram as piadinhas cheias de duplo sentido. E a criançada lá dançando lindamente. (Ouça)

11- “Libera Geral” - Terra Samba - Você pode não saber, mas este CD do Terra Samba ao vivo é um dos álbuns mais vendidos na história da música brasileira. Nada mal, né? (Ouça)


12- “Psiu Psiu” - Companhia do Pagode - “Psiu, Psiu. Coisinha linda do bumbum empinadinho”. Maior cantada já inventada pelo axé music brasileiro. (Ouça)

13- “Ximbom Bombom” - As Meninas - Um axé com batuque de menos e sintetizador demais, mas ainda assim o axé mais comunista da história do Brasil. Já dizia Karl Marx: “o de cima sobe e o de baixo, desce”. (Ouça)

14- “Boquinha da Garrafa” - Gera Samba - Claro que não poderíamos deixar de falar deste prelúdio do maravilhoso É o Tchan, a música que transformou o axé no equivalente a música pop no Brasil (me julguem). (Ouça)

15- “Pau que nasce torto” - É o Tchan - Tem Cumpadre Washington, tem Carla Perez, tem Débora Brasil e tem coreografia do Tchan. (Ouça)


Precisamos dizer mais alguma coisa ou podemos fechar esta lista por aqui mesmo? FIM.

Ig